Lilypie - Personal pictureLilypie First Birthday tickers

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

O vínculo mamãe-bebê e a importância do aleitamento materno

Postado por Priscila G. Raunaimer às 05:49

Em mais uma matéria da nossa coluna Saúde e Vida, que foi inaugurada com o texto sobre Prevenção de Infecções Urinárias, hoje vamos falar sobre o importante vínculo mamãe-bebê, que já começa no útero.

O importante vínculo mãe bebê começa já na fase intra-uterina, mas seu real desenvolvimento se dá depois, durante a amamentação, as trocas de fraldas, os toques e olhares… E aí que o amor cresce, os laços se fortificam e amadurecem. O processo de comunicação entre mãe e feto é complexo e sutil, e gera um vínculo íntimo e profundo que é importância vital para o feto, pois ele precisa se sentir desejado e amado para propiciar a continuação harmoniosa e saudável de seu desenvolvimento.

Uma das primeiras formas de estabelecer o vínculo com o bebê é a amamentação, que é alimentação e ao mesmo tempo relação. Outra forma é o toque: após o primeiro mês de vida já se pode fazer a massagem Shantala (falaremos mais em uma matéria sobre esta massagem). Conversar e cantar, mesmo que o bebê não entenda racionalmente, é muito importante: o tom da voz (que deve ser confortante e acolhedor) e a qualidade da energia emanada pela mãe fazem a diferença. O amor e a rejeição repercutem sobre a criança muito precocemente. Assim, até os três primeiros meses de vida intra-uterina, as mensagens enviadas pela mãe são, em grande parte, incompreendidas pelo embrião, muito embora possam causar-lhe desconforto se percebidas como desagradáveis.
Nas palavras da psicóloga Ana Maria Moratelli da Silva Rico: “A formação do vínculo não é automática e imediata, pelo contrário, é gradativa e, portanto, necessita de tempo, compreensão e amor para que possa existir e funcionar adequadamente. É, também, fundamental para que possa compensar os momentos de preocupações e reveses emocionais maternos e que todos nós estamos sujeitos no cotidiano.”

Por volta do terceiro trimestre de gestação, a personalidade do feto já começa a ser formada, quando ele torna-se capaz de registrar e de dar significado às emoções e sentimentos maternos.

“Assim, o vínculo com o bebê refletirá também quem a mãe é. É importante lembrar sempre que uma relação é de mão dupla. Cada um é um e os bebês já são indivíduos singulares e únicos, contudo seu crescimento e modo de ser espelhará também a realidade da mãe, quem ela é, que tipo de pessoa e mulher é, suas crenças, seu estilo de vida e seus desejos (ditos ou escondidos). Para uma boa qualidade do vínculo mãe-bebê é preciso que o primeiro sujeito desse vínculo – a mãe – cuide de si mesma, detecte suas necessidades e procure aquilo que lhe faz bem e a possa ajudar.”


Por que amamentar?

Além de ser um importante constituinte do vínculo mamãe-bebê e um benefício ao estado emocional do mesmo, o “leite de peito” é o alimento perfeito e completo. Possui anticorpos que imunizam contra uma série de doenças, hormônios, fatores de crescimento, enzimas digestivas e fatores antiinflamatórios. O aleitamento materno exclusivo diminui o risco de infecções gastrointestinais e respiratórias.

A amamentação é uma habilidade: ela não é instintiva ou inata. É uma prática que precisa ser aprendida e protegida, pois vários fatores infl uenciam para o sucesso do aleitamento, desde a maneira de sentarse e acomodar-se até a maneira correta do bebê abocanhar a aréola. O importante é a mamãe querer e depois seguir as informações dadas pelos profissionais de saúde sobre a “boa pega”. O resultado disso tudo será momentos de extremo prazer e alegria, longe de qualquer tipo de incômodo.

12 bons motivos para amamentar seu bebê, do site revista Sempre Materna

1. O leite materno é o único alimento perfeito paraos bebês, sendo superior em todos os nutrientes.

2. Tem menor risco de hemorragia pós-parto.

3. Libera hormônios que fazem o útero contrair,voltando mais rápido ao tamanho original.

4. Produz gasto de energia maior, o que contribui para emagrecer mais rapidamente.

5. Reduz o risco do câncer de mama em mulheres muito jovens.

6. É prático e seguro, pois não faz sujeira, não suja mamadeiras, não tem nada para esterilizar.

7. O leite humano está sempre disponível e não requer nenhum utensílio.

8. Aumenta o vínculo entre a mamãe e o bebê, o qual dura para o resto de suas vidas.

9. Bebês amamentados são mais saudáveis.

10. O leite humano é mais fácil de ser digerido e, por isso, os bebês amamentados têm menos cólicas, gases e diarréias.

11. Diminui o risco de asma, eczema, alergias e infecções respiratórias nos bebês.

12. Dá ao bebê a chance de tocar, sentir, cheirar, ouvir, provar e conhecer sua mãe!

___________________________________________________________________

Referências
http://naturaconsultorasandra.wordpress.com/2009/02/08/o-vinculo-mamae-bebe-e-a-importancia-do-aleitamento-materno/

http://www.semprematerna.com.br/
http://www.amigasdoparto.org.br/
http://guiadobebe.uol.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mammy Pris Designed by Ipietoon Developer by GarageIT